Viciados Anônimos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar)

4 participantes
Novo tópico   Responder ao tópico

Ir para baixo

para - Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar) Empty Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar)

Mensagem  new Qui Jul 10, 2014 4:53 pm

Estou lutando com PMO há cerca de um ano. No começo era algo tipo, "estou no dia 26 do mês então vou me masturbar até o final do mês e começar no mês que vem, só pra arredondar". As desculpas eram diversas, então no começo do ano decidi levar a sério como nunca antes, mas mesmo assim eu falhava.

Vou postar aqui algo que está dando certo para mim (antes disso tinha recaídas de 5 a 5 dias, dessa vez tive uma e fiquei aterrorizado de ter que mexer novamente na tabela, devido sua complexidade. Estava comprometido com algo dessa vez, e isso fez bastante diferença, além de mudar COMPLETAMENTE meu quadro de hábitos. Acredito que essa seja a melhor fórmula para se lutar contra o PMO).


PONTOS DE FRAQUEZA
Primeira coisa que fiz foi identificar meus pontos de fraqueza, por exemplo:
-Eu tenho recaída nos finais de semana.
-Eu tenho recaída quando estou de ressaca.
-Eu tenho recaída quando fico ocioso na internet
-Eu tenho recaída quando acesso o facebook etc etc.
Isso cada um pode fazer por si só, pois todos somos diferentes. Há quem tenha recaída no banho, há quem tenha recaída vendo catálogos de lingerie.

CONSTRUÍNDO A TABELA
Primeiro eu criei uma lista dividida em vários tópicos como "desenvolvimento físico", "desenvolvimento intelectual" e vários outros, com diversos sub-tópicos... "meditação", "falar frases motivacionais no espelho", "ler mais", "dieta rígida", "academia"... tudo que me ajudaria de forma INDIRETA contra o PMO, ou seja, hábitos SAUDÁVEIS que substituem o hábito nefasto da PMO. Você pode vasculhar um pouco o que pode te manter fora de forma indireta, ou seja, que vai mudar sua qualidade de vida. Completei ela com sub-tópicos que agiriam de forma DIRETA, ou seja, que entrem em contraste com os meus pontos fracos. Veja: se meu ponto fraco é ficar ocioso, colocarei na tabela "não ficar ocioso". Entre diversos outros "não acessar o facebook", "evitar qualquer tipo de gatilho", "passar pelo menos uma hora lendo sobre PMO e seus malefícios", "não beber" etc...

SISTEMA DE RECOMPENSA E AUMENTO DE LEVEL
Essa parte é a parte estrutural da tabela, e que vai criar um vínculo de compromisso seu com o sistema. Cria-se um caderno de 30 dias, com 30 linhas diferentes. Todo final do dia eu coloco 1 ponto para cada sub-tópico cumprido na linha do dia. A cada 5 dias, nos 30 primeiros dias, eu subo um nível. No segundo mês, a cada 10 dias eu subo outro nível, e no terceiro, a cada 15 dias. Se na linha do dia eu não tiver cumprido pelo menos 10 pontos, sei que foi um dia mediano, e que se eu cumpri um 7 ou 6, foi um dia em que meus hábitos foram ridículos e que por milagre eu não tive uma recaída (essa métrica depende de quantos sub-tópicos você tem na lista, eu devo ter uns trinta)

Acredite, quando eu tive uma recaída usando esse sistema foi logo após ter bebido (estava quase passando do level 1) fiquei arrasado como nunca.

Um ponto importante é NUNCA, JAMAIS mentir para a tabela, porque mentir para ela é o mesmo que mentir para você mesmo, ou seja, abrir caminhos para uma eventual recaída.

obs: Tudo isso se resume basicamente a substituição de um hábito por outros. Toda a complexidade disso, o fato de você ter que, TODO SANTO DIA, preencher a tabela e ser sincero consigo mesmo vai te colocar numa posição introspectiva, você vai se cobrar por conta do compromisso que tem com o caderno. Esse vínculo me parece muito importante, e estou dando MUITO mais atenção à minha recuperação depois de ter feito esse caderno, por isso recomendo a todos.

Abçs. Qualquer dúvida estou aqui.
new
new

Mensagens : 201
Reputação : 22
Data de inscrição : 07/07/2014
Idade : 35
Localização : são Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

para - Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar) Empty Re: Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar)

Mensagem  Guilherme Qui Jul 10, 2014 8:01 pm

Ótimo post, isso te ajuda não só para livrar de PMO, mas para mudar seus hábitos para, se você quiser, atingir metas muito grandes em sua vida.

Quando eu tiver mais tempo eu posto uma resposta mais bem formulada sobre o conteúdo do tópico.
Guilherme
Guilherme

Mensagens : 127
Reputação : 26
Data de inscrição : 07/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

para - Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar) Empty Re: Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar)

Mensagem  new Qui Jul 17, 2014 12:49 pm

Hoje chego ao décimo primeiro dia. Os três últimos dias foram lastimáveis para o meu caderno. Percebi o verdadeiro fator motivacional dessa tabela, que é a motivação... sem motivação não se faz nada dentro do programa e seus hábitos voltam a serem ociosos e preguiçosos. Bom, há três dias atrás eu peguei amigdalite, e doente, minha motivação foi para o saco. Parei de praticar esporte, parei de me auto-controlar etc. Já estou melhorando e amanhã volto à academia (4 kilos mais leve, tsc tsc pale ) e como é sexta, foi me policiar de forma redobrada para não beber, para não sair da linha e tudo mais.

Vamo que vamo.
new
new

Mensagens : 201
Reputação : 22
Data de inscrição : 07/07/2014
Idade : 35
Localização : são Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

para - Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar) Empty Re: Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar)

Mensagem  Alex-RJ Sáb Jul 19, 2014 6:31 pm

Ótimo post New!

O controle deve ser sempre rígido. Lembro que no inicio eu controlava as horas sem PMO.
É muito importante a questão de mudança de hábito. Trocar maus hábitos por bons. Motivação sempre!

Alex-RJ
Alex-RJ

Mensagens : 150
Reputação : 35
Data de inscrição : 06/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

para - Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar) Empty Re: Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar)

Mensagem  new Seg Jul 21, 2014 9:16 am

Alex-RJ escreveu:Ótimo post New!

O controle deve ser sempre rígido. Lembro que no inicio eu controlava as horas sem PMO.
É muito importante a questão de mudança de hábito. Trocar maus hábitos por bons. Motivação sempre!


Imagino que no futuro eu não precise mais da tabela. Li em algum lugar que se você implanta alguma nova atividade na sua rotina diária por 21 dias, ela se torna um hábito. Da mesma forma que se você parar de fazer algo por 21 dias, ela deixa de ser um hábito.

Como você fazia para controlar as horas?
new
new

Mensagens : 201
Reputação : 22
Data de inscrição : 07/07/2014
Idade : 35
Localização : são Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

para - Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar) Empty Re: Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar)

Mensagem  Alex-RJ Seg Jul 21, 2014 11:36 pm

new escreveu:
Alex-RJ escreveu:Ótimo post New!

O controle deve ser sempre rígido. Lembro que no inicio eu controlava as horas sem PMO.
É muito importante a questão de mudança de hábito. Trocar maus hábitos por bons. Motivação sempre!


Imagino que no futuro eu não precise mais da tabela. Li em algum lugar que se você implanta alguma nova atividade na sua rotina diária por 21 dias, ela se torna um hábito. Da mesma forma que se você parar de fazer algo por 21 dias, ela deixa de ser um hábito.

Como você fazia para controlar as horas?

New, existe um app muito bom para Android, que se chama ImQuit, é gratuito.
Você pode cadastrar vários tipos de vícios nele. Tem gráficos, gera relatórios, mostra sua evolução nos dias e meses.
Vc pode por um widget na tela do celular que vai mostrando, quanto tempo vc está longe do vicio.
Recomendo, me ajudou muito!
Alex-RJ
Alex-RJ

Mensagens : 150
Reputação : 35
Data de inscrição : 06/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

para - Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar) Empty Re: Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar)

Mensagem  new Ter Jul 22, 2014 12:49 pm

Alex-RJ escreveu:
new escreveu:
Alex-RJ escreveu:Ótimo post New!

O controle deve ser sempre rígido. Lembro que no inicio eu controlava as horas sem PMO.
É muito importante a questão de mudança de hábito. Trocar maus hábitos por bons. Motivação sempre!


Imagino que no futuro eu não precise mais da tabela. Li em algum lugar que se você implanta alguma nova atividade na sua rotina diária por 21 dias, ela se torna um hábito. Da mesma forma que se você parar de fazer algo por 21 dias, ela deixa de ser um hábito.

Como você fazia para controlar as horas?

New, existe um app muito bom para Android, que se chama ImQuit, é gratuito.
Você pode cadastrar vários tipos de vícios nele. Tem gráficos, gera relatórios, mostra sua evolução nos dias e meses.
Vc pode por um widget na tela do celular que vai mostrando, quanto tempo vc está longe do vicio.
Recomendo, me ajudou muito!

Ah!! Eu cheguei a baixar, mas optei por outro contador. Achei meio confuso, rs. Esse que uso mostra apenas os dias. Você clica e ele mostra uma frase.
new
new

Mensagens : 201
Reputação : 22
Data de inscrição : 07/07/2014
Idade : 35
Localização : são Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

para - Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar) Empty Re: Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar)

Mensagem  VOUVENCER Qui Set 25, 2014 12:18 am

Muito obrigado pela dica do APP!

VOUVENCER

Mensagens : 49
Reputação : 4
Data de inscrição : 26/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

para - Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar) Empty Re: Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar)

Mensagem  Alex-RJ Qui Set 25, 2014 10:14 am

Mto bom saber que estão usando.

Eu uso até hj.
Me ajuda a "baixar a bola" e me trazer pra realidade, quando acho que estou bem e há mto tempo sem P ou M ou O ou tudo junto...
Alex-RJ
Alex-RJ

Mensagens : 150
Reputação : 35
Data de inscrição : 06/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

para - Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar) Empty Re: Tabela para mudança de hábitos (algo que pode ajudar)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Novo tópico   Responder ao tópico
 
Permissões neste sub-fórum
Podes responder a tópicos